5 razões para ter um blog

5 razões para ter um blog

 

Em tempos de Youtube e redes sociais, o blog continua sendo uma das principais ferramentas de uma empresa - ou pessoa física - para se inserir no mercado digital. Desde o começo da internet doméstica até os dias de hoje, os blogueiros possuem grande influência na comunidade online e são capazes de levar novas marcas e empresas ao sucesso.

Como a internet tem a característica de constantes trocas de tecnologias - quando uma chega, a anterior morre (quem se lembra do Orkut aí?) - é normal que as pessoas se perguntem como é que os blogs, um dos mais antigos veículos digitais, se mantêm vivos e saudáveis até hoje. A resposta é simples: eles souberam se atualizar e ainda não existe um substituto capaz de cumprir todas as funções de um bom blog. Duvida?

Por que é Essencial Criar um Blog?

Pode anotar tópico por tópico desse post e comparar com outros serviços e formas de comunicação online. Até o momento, nenhuma outra tecnologia oferece tantos diferenciais quanto o blog!

Investimento Baixo e Duradouro

Para começar, a criação de um blog custa muito pouco perto de outras ferramentas. Quem já possui um site e paga a renovação do domínio e hospedagem não terá nenhum gasto adicional para a criação do diário virtual. Ou seja, um começo gratuito. 

A manutenção de um blog (basicamente produção e divulgação de textos) requer mais investimento de tempo do que de dinheiro em si. É claro que investindo em redatores e designers é possível fazer postagens mais ricas e valiosas. No entanto, o princípio básico do blog consiste em uma pessoa dedicando algumas horas do dia a escrever sobre um assunto que domine ou tenha opiniões relevantes. 

E o melhor de tudo é que, diferente de uma campanha publicitária, o trabalho realizado não possui data de validade. Desde o primeiro post até os mais recentes, todos estarão para sempre no ar e sempre trazendo público novo.

Construindo uma Reputação Online

A internet oferece facilidade de acesso para todos que desejam dar suas opiniões publicamente. Dessa forma, há informação em excesso na rede e nem todas são relevantes para todos os públicos. E, pior, nem todas são de qualidade!

Por isso, o usuário padrão precisa criar confiança em alguns produtores de conteúdo. Essa confiança logo se transforma em fidelidade. Afinal, por que o usuário deveria se arriscar a consumir muito conteúdo ruim se ele já descobriu aquele blog (de preferência o seu) que oferece regularmente boas informações e análises sobre sua área de interesse?

Pode até ser um investimento a longo prazo, mas construção de uma reputação online é um dos principais ingredientes para preparar o sucesso de uma empresa ou empreendedor. Oferecendo sempre bom conteúdo e com regularidade, é possível transformar um nome (seja de alguém ou de uma marca) em referência. E, pode ter certeza, referências são lembradas quando o consumidor precisa escolher alguém para receber seu dinheiro.

Primeiro Lugar no Google

Este tópico é um passo adiante dos dois anteriores. Se construir uma reputação para o público é importante, pode ser ainda mais para o Google. Nos tempos atuais, os buscadores são a principal ponte de contato entre usuários de internet e produtores de conteúdo. O acesso orgânico via buscas no Google é, em média, responsável por 60% de todos os acessos.

O blog é uma das principais ferramentas para a prática do SEO, que é, justamente, o conjunto de técnicas para garantir que seu site esteja sempre nas principais posições em buscas do Google. O blog é essencial por dois motivos principais: o trabalho de palavras-chave e aumento de relevância a partir da criação de novas páginas.

Mecanismos como o do Google tendem a priorizar sites que possuam mais páginas com conteúdos originais, diferenciados e relevantes. Alimentando regularmente um blog com assuntos bem trabalhados, é possível aumentar organicamente o número de páginas do site e de palavras-chave que podem atrair internautas para a sua marca.

E é graças a essa característica que absolutamente todo post que entrar no blog continuará trazendo novos clientes a cada dia que o site estiver no ar. Por mais que no acesso direto ou em redes sociais, os posts mais recentes sejam os privilegiados. O Google não hesitará em mostrar um post antigo para o consumidor se este continuar relevantes até os dias de hoje.

O que está esperando?

Resumindo, criar um blog é fácil, barato e vai trazer resultados de valor inestimado para seu negócio na internet. No começo, a dedicação de tempo pode parecer grande, mas, quando os frutos começarem a ser colhidos, o empreendedor verá que cada segundo investido valeu a pena. 

Seja começando pequeno, com apenas um blogueiro, ou grande, com uma equipe de redação e design, o blog se tornará o melhor amigo do empreendedor na internet e, ainda mais importante, de seu público alvo. Se você ainda não está trabalhando em blog, o que está esperando para começar?

---------------------------------------------------------------------------
Cezar L. Choptian é especialista em SEO, e CEO da Sirius Soluções Digitais, com foco em consultoria SEO para agências. Advogado, com MBA em Marketing pela PUCPR, e cursos de Marketing Digital e SEO pela L2G (Portugal). Entusiasta no mundo das Startups, foi Diretor de Inovação e Marketing do SitePX, e é head da X Lab, que desenvolve as Startups Fix Mobile, Meus Doutores, Clube Corporativo, Media Focus e Agentus.

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||