Agências digitais se reúnem em prol do mercado

Agências digitais se reúnem em prol do mercado

 

Agências digitais se reúnem em prol do mercado

Anderson de Andrade, Presidente da ABRADi Nacional, Empreendedor e CEO da A2C

RED NEWS: O que é a ABRADI e qual o papel da instituição no mercado?

ANDERSON: A ABRADI é a Associação Brasileira das Agências e Agentes Digitais. É uma entidade sem fins lucrativos, que completou 5 anos em 2014. Mas o movimento que deu origem à instituição vai completar 10 anos em novembro. Pensando nas agências, a ABRADI vem trabalhando na normatização, para a formação profissional e contribuindo com para a regulação da atividade junto ao setor público, governo.

RED NEWS: Quais são os principais projetos em que a ABRADI está trabalhando neste momento?

ANDERSON: Os principais projetos da ABRADI no momento são: o Censo Digital, que é um mapeamento do mercado digital brasileiro, como número de agências, número de profissionais, as principais demandas desse mercado. Enfim, um mapa desse mercado, que definimos como censo digital, que deve estar no mercado em menos de 30 dias. Além disso, temos o Prêmio Pororoca, que é uma competição criativa nacional. Temos também atuado junto ao governo, junto à SECOM - Secretaria de Comunicação Social - para organizar esse processo de licitação, de compra digital. E temos vários comitês na entidade, como o Comitê de Mídias Sociais, Comitê de Inovação, Comitê de Educação e em breve o Comitê de Empreendedorismo. Esse é um resumo dos principais projetos que a entidade possui atualmente.

RED NEWS: Quais são as vantagens para o associado da ABRADI?

ANDERSON: Os benefícios vão desde descontos com empresas parceiras da instituição. Associados tem acesso a informações privilegiadas em primeira mão, como é o caso do censo. E se beneficiam diretamente dessas conquistas que a ABRADI consegue junto ao governo para o setor.

RED NEWS: Como funciona a associação das empresas à ABRADI? Como devem proceder?

ANDERSON: Basta acessar o site www.abradi.com.br, preencher o formulário e aguardar o contato pra finalizar o processo de associação. Além disso, as agências podem se associar às associações regionais, como é o caso do Paraná, que conta com a ABRADI Paraná. E se a agência tiver uma filial em outro estado, pode se associar lá também.

RED NEWS: Porque é importante que as empresas inscrevam seus cases e participem das premiações da ABRADI, tanto nacional, quanto regional?

ANDERSON: Essas premiações geram benefícios para o mercado como um todo, traz visibilidade, gera valorização e reconhecimento do trabalho criativo. É importante valorizar os talentos, valorizar as marcas regionais. Então, ganham os clientes, a marca e a agência. O prêmio traz inspiração, referências, contribui para o desenvolvimento do mercado.

RED NEWS: Como você vê o mercado de trabalho, as oportunidades e capacitação profissional?

ANDERSON: Esse é o maior desafio que o mercado tem que resolver. Faltam profissionais capacitados. As pessoas se formam sem ter contato com a prática, realidade de mercado. Existe um gap muito grande entre a academia e o mercado. As instituições estão se movimentando e tentando resolver. Então nós dependemos de empreendedores, escola, projetos inovadores, gente que entenda dessa economia criativa, que consiga fazer isso num período de tempo curto. Não podemos perder tempo.

RED NEWS: E a separação entre on e off, qual sua opinião sobre isso?

ANDERSON: Essa discussão já acabou. Ela só precisa ser extinta. Teremos agências de comunicação, com uma pegada tecnológica e de inovação. Serão agências que vão entregar soluções de negócios. Já foi a era só da mídia. Hoje há uma necessidade muito mais ampla de criatividade. E os profissionais bem preparados para atuar nesse formato de negócio serão cada vez mais disputados, pois a oferta será muito grande.

Anderson atua no mercado digital há mais de 15 anos. Iniciou um projeto de startup que não deu certo. Depois começou a A2C em uma incubadora tecnológica em Joinville. A A2C é uma das maiores agências digitais independentes do Brasil, com sedes em São Paulo e Joinville, com mais de 100 funcionários. 

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||