Branding: as atitudes da marca de acordo com seu posicionamento

Branding

As atitudes e ações da marca de acordo com seu posicionamento

 

A Juliana e a Lidianne são uma dupla e tanto. Quem já trabalhou com elas sabe que seu foco está em fazer acontecer, o famoso colocar a mão na massa, acompanhado de muita estratégia e gestão de indicadores. Elas são sócias-fundadoras da Valente Branding, consultoria prática que acredita que boas perguntas podem reunir o máximo de certezas para construir uma marca.
Seu trabalho começou na área da publicidade e propaganda atendendo clientes como Vininha Mini Sanduíches e Festival de Teatro de Curitiba. Hoje, a Valente é responsável pelo desenvolvimento de branding de empresas como Orsegups, Electrolux, Ambientec, Daiken Elevadores e Healthy & Fun Hamburgueria.
Além da paixão por marcas, as duas são pet lovers, curtem esportes ao ar livre como corrida e yoga, são fãs de meditação e ultimamente têm se lançado no universo como professoras e palestrantes.

RED NEWS: Vamos começar com uma pergunta básica: o que é branding?
JULIANA: Branding é a gestão de todas as atividades da marca, o que vai bem além da criação de uma logomarca. A logomarca faz parte do branding, mas é a tangibilização visual desse processo. O branding é mais embaixo, digamos assim. É uma ferramenta de gestão responsável por mapear e entender os pontos de contato que a marca tem com os stakeholders que formam seu mercado, buscando potencializar as atitudes e ações da marca de acordo com seu posicionamento.

RED NEWS: Quais benefícios o branding pode trazer para a empresa?
LIDIANNE:
 O branding acontece de dentro para fora da empresa, então vamos pensar os benefícios nesta mesma ótica. A empresa que investe em branding passa a ter uma relação efetiva com seu funcionário, o que pode reduzir o turnover, elevar a produtividade e ainda construir um ambiente focado em resultados.
Quando a empresa tem intermediários, como revendas ou distribuidores, o branding é responsável por favorecer negociações pelo poder da marca, fortalecer relações comerciais e abrir novas oportunidades de mercado.
O branding ressalta os elementos de diferenciação da empresa frente a sua concorrência, proporciona o amadurecimento do mercado, favorece a expansão de linhas de produtos ou serviços, otimiza os investimentos em comunicação e cria laços de confiança e fidelidade com seus clientes finais. E, por fim, para os acionistas, a marca gera valor econômico, figurando como um importante ativo da empresa.

RED NEWS: Conhecemos o trabalho de marca realizado para empresas como Coca-Cola, Apple, Itaú. O branding é acessível e viável para empresas de menor porte?
JULIANA: Certamente. Como qualquer processo de gestão, ele terá a proporção da própria empresa. O processo de branding em uma empresa de maior porte terá um programa de marketing mais amplo e complexo, enquanto em uma empresa pequena o programa se formará de acordo com a necessidade daquele negócio e da capacidade de gerenciamento da equipe responsável pelas ações da marca. Para ter aderência, é importante envolver profissionais de todas as áreas na implantação do branding. Muitos negócios de pequeno porte que atendemos já estão aplicando ferramentas de branding para melhorar relacionamento com seus clientes internos e externos.

RED NEWS: Existe mercado para branding em Curitiba?
LIDIANNE: Esta é uma pergunta frequente que nos fazem. Quando migramos nossa operação de propaganda para o branding, alguns colegas de mercado nos questionaram sobre esse assunto. O universo de marcas que precisam de assessoria em branding é bastante vasto na região. Cada vez mais as empresas têm despertado para a importância das ações da marca. O mercado mudou, o cliente está cada vez mais informado e as marcas precisam falar com as pessoas para atingir seus resultados de mercado. Nossa região é bastante ativa economicamente e tem muitas empresas com potencial de crescimento que ainda estão despertando, o que para nós têm sido um prato cheio.

RED NEWS: Como foi esta transição da Valente da operação de propaganda para o trabalho exclusivo com branding
JULIANA: Começamos a trabalhar efetivamente com branding em meados de 2009, trazendo algumas ferramentas para nossos clientes de propaganda. Fomos então acompanhando seu desenvolvimento e os resultados expressivos do processo de gestão de marca, aqui então uma luz já tinha acendido. Estávamos de olho no nosso mercado e em 2012 realizamos uma pesquisa aberta com profissionais de marketing que acabou confirmando quais eram as principais dificuldades das empresas e suas demandas. Somando todas estas informações, definimos nosso novo posicionamento, fugimos o do ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”, e usamos o branding a nosso favor. Além, claro, de respeitar nosso interesse profissional e reconhecer que nosso expertise sempre esteve mais voltado à estratégia. Hoje estamos muito satisfeitas com o resultado que a Valente vem alcançando.

RED NEWS: Quais os principais desafios para as marcas hoje?
LIDIANNE: Os clientes estão cada vez mais informados hoje e isso faz com que a administração de marcas seja um desafio crescente e constante. A empresa precisa iniciar esse diálogo com as pessoas. Uma mudança de mindset muito forte tem permeado nosso mercado. Antigamente as marcas estavam habituadas a fornecer informações ao mercado e não serem questionadas. Hoje as pessoas atuam ativamente no processo de consideração e recomendação de uma marca. Além da troca entre seus próprios grupos, as pessoas começaram a comunicar à marca, ou seja, elas têm auxiliado nos processos de inovação e melhoria por quais as empresas passam. Hoje existe diálogo da marca para as pessoas, entre as pessoas e das pessoas para as marcas. Além disso, as pessoas esperam atitudes mais humanas, elas entendem que as marcas podem errar e as perdoam muitas vezes, pois em geral as marcas erram com o intuito de acertar. O ponto está nas marcas darem a tratativa correta, com a aproximação que se espera de uma pessoa mesmo, e não apenas com um canal do SAC, e isso vale para todas as ações da marca.

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||