Empreendedorismo digital e o mercado da comunicação.

Empreendedorismo digital e o mercado da comunicação.

Adriana Pinheiro Machado | Presidente e Diretora de Inspiração. 

 
 

Há muito tempo que se ouve por aí a pergunta: qual o impacto das novas tecnologias e empreendedores digitais no mercado publicitário. Temos dois incômodos com a formulação da questão desta forma.
O primeiro é que não existe mais um “mercado publicitário” ou um conjunto homogêneo de empresas que oferecem praticamente os mesmos serviços.
Existem empresas muito diferentes entre si, com todo tipo de filosofia, estrutura, capacidade e foco buscando atender às diversas necessidades das organizações que precisam se comunicar com outras pessoas e organizações.
O que me leva ao segundo ponto: o impacto do empreendedorismo digital transcende, em muito, os limites da “publicidade”.
Dessa forma, achamos mais apropriado falar a partir da nossa perspectiva. A Tom é uma empresa de comunicação que já nasceu orientada para o resultado e não para a ferramenta. Por isso, sempre tivemos muita preocupação em termos uma equipe de planejamento robusta e que lidera os esforços contínuos de estudo e acompanhamento das transformações do mercado – prova disso é que já realizamos 190 edições de nosso Grupo Tom de Estudos desde a fundação da agência em 2001.
E foi acompanhando de perto a evolução das tecnologias e seus impactos na sociedade, nos consumidores e nas empresas que fomos vendo de perto o surgimento e as transformações provocadas pelos empreendedores digitais e suas inovações disruptivas. Essa curiosidade e proximidade tem nos propiciado um olhar sempre atualizado sobre as possibilidades de interação das marcas com as pessoas a quem ela se dirige e isso nos faz interagir com bastante intensidade com a comunidade das startups e com todo o ecossistema da inovação em Belo Horizonte.

Inovação e comunicação.

As inovações digitais não transformam só a comunicação. Aliás, elas transformam a comunicação justamente porque alteram, primeiro, a realidade, o dia-a-dia das pessoas. Com novos hábitos incorporados ao cotidiano, é fundamental mudar também a oferta e o comportamento das empresas. Diante desse novo cenário, a comunicação precisa se renovar também, sob pena de perder completamente a relevância.
Pois embora a adoção das inovações introduzidas pelo empreendedorismo digital seja facilitada por momentos de crise – em que as empresas se veem mais dispostas a arriscar novos formatos e modelos de negócio –é um movimento sem volta. As mudanças provocadas pela conexão das pessoas entre si e delas com as coisas são profundas e definitivas.
Ou alguém acha que as pessoas vão voltar a sair de casa para alugar um DVD domingo à noite?

 

---------------------------------------------------------------------------

Adriana Pinheiro Machado, graduada em Publicidade é mestre em Mercadologia e Administração Estratégica pela UFMG, com dissertação sobre o tema Medição de Resultado de Propaganda. Com mais de 25 anos de experiência no mercado, trabalhou na área de marketing do Grupo ABC Algar (ABC Táxi-Aéreo, ABC Emep e Diretoria de Marketing Tecnológico da holding Algar S.A.). Fundou e dirigiu a Intelligence Consultoria e Inteligência de Mercado, onde desenvolveu trabalhos de planejamento de comunicação e marketing, além de projetos de informação e inteligência de mercado para empresas como Fiat, Grupo Algar, Belgo-Mineira, Banco do Brasil, entre outros. Já lecionou em instituições educacionais como IEC - PUC Minas e Escola de Marketing Industrial (SP). Na Tom Comunicação participa do desenvolvimento do trabalho para clientes como Fundação Dom Cabral, Grupo BMG, BH Shopping, Samarco, Governo do Estado de Minas Gerais, Sesc MG, Embaré, entre outros. Eleita em 2006 como Profissional de Propaganda do Ano, no Prêmio Colunistas Centro-Leste. Em 2010 recebeu o prêmio Top de Marketing como Publicitária do Ano pela ADVB Minas Gerais. Faz parte, ainda, do APG (The Account Planning Group) e do GP, Grupo de Planejadores de São Paulo, e é diretora da Associação Brasileira das Agências de Publicidade de Minas Gerais, Abap-MG, e membro do Conselho de Ética do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária).

 

 

 

 

 

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||