Fernando Christo representa o Paraná no Young Lions Brazil 2014

Fernando Christo representa o Paraná no Young Lions Brazil 2014

Fernando Christo, redator da JWT e Young Lion Paraná 2014.

Em 2014 o Young Lions Paraná recebeu 28 inscrições e o vencedor foi Fernando Christo. Agora, com este prêmio para colocar no currículo, o jovem redator da Casa/JWT tem muito em que pensar para o futuro. E aproveitar Cannes, é claro.

RED NEWS: Quando e como você se interessou pela publicidade?
CHRISTO: Pelo que eu me lembre, foi lá pela oitava série do primeiro grau. Em uma aula de português, a professora mostrou alguns anúncios para que analisássemos os textos. A partir desse dia, comecei a me interessar ainda mais pela área, pesquisando mais a fundo e prestando mais atenção nos outdoors, spots de rádio, comerciais, etc.

RED NEWS: Seu interesse sempre foi a redação?
CHRISTO: Não. Eu sempre quis trabalhar com criatividade, mas nunca tive um interesse específico. Já tinha escrito uns textos e minicontos, mas nada muito sério. Foi só na faculdade que tive que escolher entre copy e d.a. Como eu curtia ler e escrever, acabei optando pela primeira opção. Apesar de escrever muito, sempre achei que um redator trabalha com ideias. O texto é consequência.

RED NEWS: Esta foi a primeira vez que você se inscreveu no Young Lions?
CHRISTO: Não. Desde que eu consegui montar uma pasta minimamente competitiva, sempre me inscrevi. A primeira vez eu era estagiário da Master e meio que me obriguei a participar. Ao longo dos anos (acho que foram 5) eu pude ir evoluindo e moldando a minha pasta usando os critérios dos jurados e os meus. Eu acho super importante quem está começando na área participar o quanto antes. Assim você consegue ir evoluindo a pasta ano a ano até chegar na ideal.

RED NEWS: Como você escolheu os trabalhos para colocar na pasta?
CHRISTO: Pra mim, a primeira coisa que uma pasta não deve ser é chata. Ela também precisa mostrar a personalidade do criativo. Eu sempre tentei fugir de formatos, montando uma pasta pensando mais na ideia do que na mídia. A cada ano, ia deixando o que eu achava bom e trocando o que achava pior. Entre uma ideia nova, mas mais ou menos, e uma boa, mas antiga, sempre preferi a antiga. Acho que a principal dica seria: só coloque o que você realmente gosta na sua pasta.

RED NEWS: Você estava seguro que ganharia este ano? Como foi ouvir seu nome e saber que foi o vencedor do Young Lions Paraná 2014?
CHRISTO: Ano passado fiquei em segundo lugar. Então você tem aquela esperança de que no ano que vem possa ser sua vez. Com certeza esse foi o ano em que fui mais bem preparado. Mas nunca estive totalmente seguro. Os concorrentes desse ano eram super fortes. A hora em que ouvi meu nome passou um filme na minha cabeça. Pensei bastante nas pessoas que sempre me acompanharam na profissão e na minha família.

RED NEWS: Com certeza você já ouviu muitas histórias e acompanha o Festival de Cannes. Mas qual é a sua expectativa?
CHRISTO: As melhores possível. Quero sugar o máximo que puder. É uma experiência que com certeza vai marcar a minha vida. Pretendo ver as palestras, criar meu shortlist de algumas categorias, ver o longlist em filmes e principalmente: curtir Cannes, que dizem que é uma puta cidade.

RED NEWS: Agora, com o troféu em mãos e o prêmio no currículo, e muito assédio que vem por aí, você pode nos contar quais são seus planos para a sua carreira?
CHRISTO: Estou duplando com o Ricardo Marques, um puta diretor de arte que me ensina bastante coisa. A ideia é continuar melhorando o trabalho para almejar desafios cada vez maiores. ​

O juri e a premiação do Young Lions Paraná 2014 aconteceram na semana passada na Redhook, que organizou o projeto em Curitiba. Os patrocinadores deste ano foram a Artelux ProduçõesSindicato dos PublicitáriosAgência Casa e Lua Nova Áudio. Para ver as fotos, acesse o álbum clicando aqui.

 

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||