Gestão de projetos digitais: há vagas, mas faltam profissionais

Gestão de projetos digitais

Há vagas, mas faltam profissionais capacitados no mercado 

Gestão de projetos digitais: há vagas, mas faltam profissionais capacitados no mercado

Eduardo Marques, Gestor de Projetos Digitais.

RED NEWS: Por que um profissional de marketing/comunicação deve entender de gestão de projetos digitais? 
EDUARDO: Acredito que todo profissional deveria estudar um pouco sobre gerenciamento de projetos. O conjunto de metodologias sugeridas pelo Project Management Institute são de extrema importância para uma boa organização em qualquer área de atuação. Já se tratando exclusivamente do profissional de marketing/comunicação, acredito que, para esses, estudar gestão de projetos digitais seja hoje em dia quase uma obrigação. Com o desenvolvimento de novas plataformas e a popularização do acesso à rede, a Internet passou a ocupar uma posição de destaque no desenvolvimento de novos negócios, comunicação e principalmente no relacionamento entre clientes e empresas. Nesse ambiente, novos projetos nascem a cada dia. Saber como atuar tirando o melhor proveito do seu escopo, prazo e budget é algo fundamental para que sua estratégia não vá por água abaixo. Entender o que exigir, o papel dos diferentes profissionais que atuam em projetos web e como maximizar suas chances são alguns dos itens abordados em uma boa gestão. 

RED NEWS:
 É preciso ter algum conhecimento técnico (como ser Programador), para se tornar Gerente de Projetos Digitais? 
EDUARDO: Não. Na verdade para ser um bom profissional de gestão de projetos digitais, o que você precisa ter é um bom conjunto de soft skills e uma visão generalista de Internet. Enfim, saber lidar com pessoas, pressão e prazo, além de entender diversos aspectos de como negócios na Internet funcionam. Você não precisa saber exatamente como escrever uma linha de programação, mas é algo útil saber o básico de cada área até para poder se relacionar melhor com os diferentes profissionais de sua equipe. 


RED NEWS:
 O que é exatamente um Projeto Digital? 
EDUARDO: Em suma, é um projeto que envolva ambientes digitais (principalmente a web). Por exemplo, um site, um portal, um aplicativo, um jogo on-line. Enfim, produtos/serviços digitais que possuem um escopo definido e um prazo para serem desenvolvidos. Projetos se caracterizam por terem um começo, meio e fim. Quando um projeto se encerra e ele é entregue pra finalmente entrar no ar, temos daí por diante uma gestão da manutenção do projeto entregue. O que por definição não é mais um projeto e sim uma manutenção do produto criado.

RED NEWS: Como o mercado vê a profissão de Gerente de Projetos? 
EDUARDO: Hoje essa á uma função de grande demanda em diversos campos de atuação. Da indústria à Engenharia passando pela Comunicação até o Serviço Público. Inclusive há certificações internacionais que visam garantir a qualidade de um Gerente de Projetos. O profissional reconhecido por aplicar as melhores práticas é muito bem visto no mercado. 

RED NEWS: E como entra a questão da Gestão de Projetos Digitais nesse caso?
EDUARDO: Ótima pergunta! A gestão de projetos voltada para o mundo web é algo ainda muito recente. Por essa razão que o conhecimento dessa área ainda permanece como algo em construção. Porém, diversos grupos e eventos internacionais e nacionais começam a aparecer. Profissionais do mundo todo vêm se alinhando e trocando experiências sobre quais seriam as melhores práticas de gestão. O curso que ministrarei trará várias delas. 

RED NEWS: Quais são as perspectivas para quem quer se tornar um gerente de projetos digitais? 
EDUARDO: Como a área de gerenciamento de projetos digitais é um segmento em ascensão, os primeiros que se profissionalizarem nessa linha de trabalho poderão colher os melhores frutos. As empresas precisam cada vez mais de profissionais de nível gerencial que possuam um bom conjunto de habilidades técnicas aliadas a uma incrível percepção generalista que somente um bom GP pode fornecer. As perspectivas são ótimas. Eduardo Marques é publicitário, com MBA em Marketing - estratégias digitais pela UFPR. Com mais de 12 anos de experiência no ramo de negócios e comunicação web, atuou em diversas agências de Curitiba tendo recentemente ocupado o cargo de Gerente de Projetos Sr na Agência CASA (JWT Group). Já teve a oportunidade de gerir projetos para empresas nacionais e internacionais como: Petrobras, Renault, Motorola, Philip Morris, Johnsons & Johnsons, JWT NY, Nextel, Bauducco, Bradesco, Porto Seguro, GVT, O Boticário e Clube Atlético Paranaense entre outras. Possui artigos e entrevistas publicadas em veículos como: O Estado de São Paulo, Correio Braziliense, HSM Management, Proxxima, Meio & Mensagem, Adnews, iMasters e Rádio CBN. Eduardo vai ministrar o curso Gestão de Projetos Digitais de 15 a 19 de setembro na Redhook School, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas no site www.redhookschool.com

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||