Informação e descontração na comunicação de órgãos públicos

Informação, descontração e irreverência

na comunicação de órgãos públicos

 

Informação, descontração e irreverência na comunicação de órgãos públicos

Marcos Giovanella, Diretor de Mídias Sociais e Internet da Prefeitura de Curitiba

RED NEWS: Qual é a sua história, qual foi o caminho profissional que percorreu até conquistar o cargo e o reconhecimento que tem hoje pelo excelente trabalho que tem feio na comunicação da prefeitura?
MARCOS: Bem eu comecei minha carreira trabalhando com marketing de shopping Center. Trabalhei na equipe do Shopping Estação e do Estação Convention Center. Depois disso migrei para agência como atendimento e aí foram quase 10 anos trabalhando com profissionais incríveis na OpusMultipla, Agência Casa e Master Roma Waiteman. Nessas agências fiz grandes amigos e principalmente aprendi muito, pude trabalhar com grandes clientes de nível nacional e internacional.
E como atendimento além do foco no profissionalismo e na dedicação para realizar um bom trabalho é preciso também construir pontes sólidas com os seus clientes. Afinal são eles que permitirão que a sua carreira renda bons frutos e foram essas pontes de relacionamento e confiança que permitiram que eu chegasse até aqui.

RED NEWS: Quais são os principais desafios de atender um cliente público, priorizando a comunicação na web?
MARCOS: A comunicação pública também está passando por um momento de transição. Então o principal desafio é desconstruir o modelo antigo e construir o novo sem perder o contato com o cidadão. Na verdade, esse novo modelo estreita ainda mais esse laço e esse contato.
Não posso dizer que há uma priorização pela comunicação web, na verdade trabalhamos com o conceito de comunicação 360 sempre buscando a aproximação com a imprensa e com o marketing. O que estamos fazendo com a web é essa aproximação com o cidadão, priorizando a transparência e a democratização da informação, que são as maiores cobranças do prefeito Gustavo Fruet.

RED NEWS: A internet permite que todo mundo fale, critique. E por se tratar da Prefeitura, vocês devem lidar com isso todos os dias. Como vocês gerenciam esses desafios de comunicação e relacionamento que surgem no dia a dia, quando tem crítica negativa, ou sem fundamento, por exemplo?
MARCOS: Bem, como eu disse nossos pilares para o trabalho são a democracia e a transparência. Aliado a isso temos também a humanização e a proximidade do conteúdo, que ajudam a deixar o nosso trabalho mais natural.
Então sempre procuramos analisar todas as postagens para verificar o teor e se há equívocos ou não.
As críticas negativas são muito importantes para nós também, afinal cada insatisfação nos dá a oportunidade de melhorar o nosso trabalho e digo isso como gestão, afinal não há como ter fiscais em cada uma das ruas da cidade e o cidadão nos ajuda sendo os nossos olhos na cidade.
Nos esforçamos diariamente para resolver o maior número de solicitações.
As questões em fundamentos me chateiam mais, sempre digo que é importante você pesquisar o fato antes de sair curtindo e compartilhando coisas pela internet. Digo  isso porque acho vergonhoso você compartilha algo infundado sem ao menos pesquisar e olha que isso acontece muito, principalmente em se tratando de órgãos públicos. Mas também não dá pra sofrer muito, é uma questão de amadurecimento do internauta, tenho fé que isso vai mudar em breve, principalmente pela responsabilização de pessoa que cometem esse tipo de crime.

RED NEWS: Como foi feito o planejamento para a criação deste perfil mais irreverente e ousado que foi adotado pela Prefeitura de Curitiba nas mídias sociais?
MARCOS: Muito benchmark e muita pesquisa. Estudei cidades do mundo com os seguintes perfis:
1 – que tivesse um bom relacionamento digital com os seus cidadãos e
2 – cidades que se parecem com Curitiba ou que em tese gostaríamos que se parecessem.
Então escutei muitos podcasts, pesquisei muito sobre essas cidades, especialmente Nova Iorque e Barcelona.

RED NEWS: Qual é o perfil do profissional que monta o conteúdo de vocês? Que preparação ele precisa ter?
MARCOS: Tenho muito orgulho da minha equipe. Pessoas que construíram carreiras sólidas no mercado de propaganda aqui de Curitiba e que agora me ajudam a construir a comunicação web da prefeitura.
São pessoas criativas, comprometidas e interdisciplinares. Na equipe temos jornalistas, publicitários e um ator.
O ponto chave é a vontade de aprender e de continuar buscando referências para o nosso trabalho.

RED NEWS: E, pra deixar como exemplo, conte como é o departamento de comunicação da PMC e que conselho você deixa pra uma empresa estabelecer uma relação online positiva com seu público.
MARCOS: Dentro da Secretaria de Comunicação trabalhamos com o conceito de comunicação 360, dessa forma procuramos maximizar os esforços de comunicação e também o orçamento.
Dentro do ambiente digital é importante, acima de tudo, saber que tipo de presença online você pretende ter e quem irá lhe ajudar a construir isso. Não acho, por exemplo, que toda e qualquer empresa precisa estar oficialmente nas redes sociais por exemplo. Não é porque “todo mundo” está no Facebook que a sua empresa precisa estar lá. Então é importante ter uma assessoria de comunicação profissional que possa lhe ajudar a traçar a estratégia do que será feito. A chance de causar danos a imagem de sua empresa ou produto são muito grandes para se arriscar com um trabalho mediano.
A comunicação digital é nova se comparada com a propaganda em geral, há gente muito nova trabalhando com isso e isso é ótimo, eles trazem uma nova visão e contribuem muito com a estratégia, mas isso não significa que essa área possa ser deixada como responsabilidade de um profissional que ainda não está preparado para isso, veja eu trabalho com internet há quase 11 anos, sou quase um dinossauro digital e já tive oportunidade de viver algumas mudanças importantes desse mercado também.
Então, se você ou sua empresa pensa em iniciar um trabalho na web, vale a pena investir nisso com uma consultoria profissional que possa lhe oferecer uma estratégia de trabalho para isso.

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||