MIB - Mindfulness In Business: você conhece?

MIB - Mindfulness In Business: você conhece?

 

 

MIB - Mindfulness In Business: você conhece?

Por Dino Camargo*

O mindfulness não foi apenas um dos hottest topics do último Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) com várias sessões voltadas à ciência por trás do mindfulness, mas também as sessões práticas de meditação dominaram o Fórum. Isto é um reflexo do que se vê atualmente no mundo corporativo.

O mindfulness e a inteligência emocional, validados pela neurociência, estão transformando o ambiente de trabalho das empresas mais inovadoras (e lucrativas) do mundo. O treinamento da atenção plena ,do foco, da autoconsciência e da inteligência emocional já fazem parte do dia a dia de organizações como o Google, SAP, Linkedin, Apple, Microsoft, Goldman Sachs, Berkeley, Harvard, Stanford e MIT. Até mesmo os legendários Mariners (fuzileiros navais americanos) contam com um “Mind Fitness Trainning” para combater o stress e aprimorar a inteligência emocional.

O treinamento que participei recentemente no Google (Boulder – Colorado) é uma iniciativa para aumentar a autoconsciência, a criatividade, o foco e a produtividade dos gestores e de suas equipes.

O programa teve início com o engenheiro de sistemas Chad-Meng Tan (um dos primeiros funcionários do Google) que percebeu que quando compartilhava técnicas de controle da respiração, meditação focada, treinamento da atenção e desenvolvimento da auto-consciência as pessoas ficavam mais tranquilas, mais focadas e consequentemente mais produtivas e satisfeitas. A iniciativa cresceu e acabou se transformando no que é hoje, o Instituto de Liderança – Search Inside Youself Leadership Institute que treina os funcionários do Google e também de empresas parceiras.

Mas afinal o que é o Mindfulness, Inteligência Emocional e como a Neurociência se encaixa nisso tudo?

De maneira simplificada podemos traduzir mindfulness como Atenção Plena. É a habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida de focar no aqui e agora. É poder cessar a voz interna dentro da cabeça que fica ruminando o passado ou se pré-ocupando com o futuro e divaga no momento presente. É assumir o controle e estar 100% focado no que estamos experienciando agora. É o treinamento da atenção e da concentração. Não deixa de ser um “exercício para o cérebro” para ficar completamente desperto e consciente do momento presente. São técnicas simples mas poderosas pois ajudam a encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional evitando o stress e a dispersão tão comum da vida cotidiana.

Inteligência Emocional é basicamente a habilidade de agir conscientemente ao invés de apenas reagir. É conseguir desarmar o gatilho das reações imediatas proporcionando serenidade para pensar melhor antes de agir. Ser emocionalmente inteligente é a característica que diferencia as pessoas bem-sucedidas das outras. Por meio do treinamento da atenção podemos ter uma percepção mais acurada dos nossos processos racionais e emocionais. Desta maneira nos tornamos capazes de visualizar o fluxo de raciocínio e de emoções com mais clareza e fazendo isso do ponto de vista de um observador externo. É o autoconhecimento que leva ao autodomínio.

E a neurociência? 

Um estudo recente de Harvard descobriu que as pessoas que participavam de um curso de apenas oito semanas de meditação já apresentavam diferenças significativas na anatomia de seus cérebros. Foi observado um espessamento da massa cinzenta do cérebro nas áreas associadas as áreas da auto-consciência e da compaixão enquanto as áreas associadas ao stress diminuíram. 

Existem hoje centenas de estudos científicos que utilizam a medição da atividade elétrica e a ressonância magnética para examinar os cérebros de praticantes de meditação. Os estudos tem indicado que a meditação reduz os níveis de hormônios do stress, reforça o sistema imunológico, aumenta o foco e a concentração e melhora o desempenho de estudantes e profissionais.

O Dino Camargo estará na próxima edição do Red Business Club em Curitiba no dia 12/04 falando um pouco mais sobre esse tema. Se você tem o cartão do Clube, anote em sua agenda. 

___________________________________________________

* Dino Camargo é profissional de Marketing, curioso e apaixonado pelo tema da superação e inteligência emocional. Já escalou algumas das maiores montanhas do planeta e nas horas vagas foi também diretor de atendimento da Africa, DM9DDB, OpusMultipla, Master, Conspiração e Academia de Filmes. Foi professor de pós-graduação da FAE, UNIVALI, ISPG e UFPR. Engenheiro com três pós-graduações e MBA pela Fundação Dom Cabral, é pós-graduado em Neurociências pela PUC. Em 2015 participou do treinamento no Instituto de Liderança do Google (USA) sobre Mindfulness e Inteligência Emocional para o treinamento da atenção plena, foco, criatividade e produtividade.

 

 

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||