O que é o Roteirista Empreendedor?

O que é o roteirista

Empreendedor?

Bill Labonia | DAC Vancouver

 

O que é o roteirista empreendedor?

Quando comecei a dar os primeiros passos na faculdade de cinema, uma de minhas primeiras frustrações foi perceber que aquela escola e aqueles professores, por mais bem intencionados que fossem, não estavam ali para preparar os alunos para o mercado real de cinema. Eles estavam ali simplesmente para despejar conteúdo. Conteúdo esse que você conseguiria de graça na internet e na Wikipedia.

Quando sai da faculdade de cinema para a pós graduação internacional veio o primeiro choque de realidade. Parecia que tudo o que eu tinha aprendido já estava obsoleto há muito tempo. Tive que reinventar o meu Mindset e me adaptar ao novo começo. Em outras palavras, descobri que nada sabia.

 O problema é que mesmo as melhores e mais conceituadas escolas do mundo trabalham em um princípio único. “Eis as ferramentas, agora vá lá e se vire com elas”. Para um roteirista isso é um problema porque, na nossa profissão, não basta apenas saber escrever, é preciso saber o que fazer com o texto.

 Lembro de há muito tempo ter lido a frase “Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas apenas um gênio é capaz de vendê-lo.” Essa frase me marcou por alguma razão. Me fez perceber uma verdade fundamental do mercado de roteiro audiovisual. Escrever é só metade do trabalho. Se você não colocar o seu trabalho para trabalhar pra andar sozinho, ele vai para sempre estar condenado ao fundo de sua gaveta.

 Durante minha carreira, aprendi a levar muitos “nãos”, a ter muitas portas fechadas, isso porque o mundo e o mercado real ainda eram um mistério pra mim. Ninguém havia me preparado para lidar com o fato de que talvez não fosse tão simples assim. Que as histórias de sucesso que eu ouvi repetidas vezes durante a faculdade eram apenas minúsculas exceções de uma realidade dura e cruel. Tinha um roteiro e não sabia o que fazer com ele. Simplesmente porque ninguém tinha me falado que um roteiro não é o suficiente e que eu estava indo pelo caminho errado. Foi só então que comecei a entender que se continuasse por aquele caminho ia acabar desistindo. Me dei conta de que isso acontece com milhões de pessoas que tentam se aventurar e criar histórias de sucesso para a TV e para o cinema.

Foi só quando eu passei a respirar o mercado de dentro que pude entender como tudo funciona. Hoje, 10 anos depois de ter iniciado minha carreira. Queria eu ter tido, há 10 anos atrás, o conhecimento que tenho hoje. Mas nenhuma rua é sem saída para quem sabe olhar pra trás e hoje o Roteirista Empreendedor vem para cobrir um buraco que existe há muito tempo nos cursos e escolas de cinema. A verdade é dura, mas deve ser compartilhada a qualquer custo. Quero que as pessoas tenham ao menos a noção do mercado em que estão se metendo para decidir se é isso mesmo que quer fazer da vida. Quero que entendam que para ter sucesso nesse meio, é preciso de técnica, disciplina, dedicação e o principal, PACIÊNCIA. Paciência para entender que nada acontece da noite para o dia, mas que se você seguir até o final, vai valer a pena.

 O Roteirista Empreendedor é mais do que um livro ou um workshop. É um mindset, que uma vez que você aprende, é impossível desaprender. É uma postura e um modo de pensar e agir. O Roteirista é um criador de histórias, e o Roteirista Empreendedor vai te mostrar que você é capaz de escrever a sua própria história de sucesso.

---------------------------------------------------------------------------

Bill Labonia estudou Comunicação Social e se especializou em Film Production na New York Film Academy, em Los Angeles-CA. Entre seus trabalhos como roteirista, foi o vencedor do Digitalmation Awards na categoria “Melhor Piloto de TV” em 2015. Escreveu o Spec Script do seriado Arrow intitulado “Broken Family”, competindo no festival de roteiros de Cannes esse ano. Contratado como roteirista pela produtora de documentários DAC, em Vancouver, Labonia cria e desenvolve roteiros de ficção e documentários. Também escreve longas para a TV (MOW) e para produtoras de Vancouver, como a Reel One Entertainment e a DAC.

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||