Retail design

Retail design

Convergência dos canais de varejo pensando o neo-consumidor

 

Retail design: convergência dos canais de varejo pensando o neo-consumidor

Zeh Henrique Rodrigues, CEO da Brainbox 

RED NEWS: Zeh, conta um pouco sobre sua história profissional, como chegou aonde está hoje. 
ZEH HENRIQUE: Comecei em 1994 como estagiário na OpusMúltipla. Ao final dos anos 90, atuava como designer no embrião do que seria a unidade de design da OpusMúltipla. No final de 2004, já como gerente da área, saí para voo solo. Passei os cinco anos seguintes como palestrante, professor universitário e, em 2007, iniciei com a Brainbox, ao lado do Ludger Tamaoki como sócio. Em 2010, a Opus passou a integrar uma holding, o Grupo OM, e fomos convidados para integrar o grupo. De lá pra cá, o Minini passou a integrar o time como diretor associado de criação e eu fiquei no comando geral da empresa, com foco em novos negócios e varejo.
RED NEWS: O que é retail design e quais são as novidades desse segmento? 
ZEH HENRIQUE: Retail design é compreender a dinâmica do varejo sob a ótica do design, ou seja, forma e função. A convergência dos canais de varejo é uma realidade e existe um novo jeito de pensar o neo-consumidor. Nossa missão é integrar o ambiente, com o visual merchandising e a equipe de loja com a promessa de marca, ajudando a construir a pirâmide de valores da marca em todos os canais de venda. 
RED NEWS: Podemos afirmar que estamos em um momento pautado pela experiência do usuário, certo? Como esta tendência afeta o trabalho do designer ou do profissional de comunicação? 
ZEH HENRIQUE: Não basta saber sobre estética. Hoje a complexidade de compreensão dos meios, público e mensagem cresceu muito. Devemos estar atentos a todos os movimentos - economia, política, cultura, área social - para poder tomar decisões sobre o futuro das marcas. Um bom profissional de comunicação precisa ampliar seu foco e dominar mais ferramentas para poder ser relevante para seus clientes. 
RED NEWS: O uso da tecnologia nas soluções voltadas ao ponto-de-venda é o principal segredo para o sucesso nesse segmento? 
ZEH HENRIQUE: Tecnologia é apenas mais uma das maneiras de entregar a promessa, mas, sem propósito, vira traquitana. 
RED NEWS: Você vai todo ano pra NRF (National Retail Federation) em New York. Comparando os mercados, quais a principais diferenças que você nota positiva e negativamente? 
ZEH HENRIQUE: Os USA são o berço do conhecimento sobre marketing e varejo. O que nós sabemos sobre isso, eles inventaram. E continuam surpreendendo. É um mercado maduro, consciente, com maior poder de investimento, com alto grau de informação e uma mentalidade totalmente diferente da nossa. São mais diretos, preocupados com produtividade e planejam tudo o que executam. 
RED NEWS: O Grupo OM acaba de lançar o Programa internacional de varejo Retail Studies. Como vai funcionar, qual é o público e o principal objetivo dessa iniciativa? 
ZEH HENRIQUE: O programa foi concebido em parceria com a UFPR e a Universidade da Flórida e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos profissionais brasileiros sobre o varejo. Serão cinco dias de imersão total, com 3 dias em sala de aula, dentro do campus universitário, e mais dois dias em visitas técnicas a lojas, sendo um dia todo no Disney Institute em Orlando. 
RED NEWS: Onde e até quando as pessoas podem se inscrever pro Retail Studies? 
ZEH HENRIQUE: Basta entrar no site retailstudies.grupoom.com.br ou ligar para 41 30181695. Inscrições até 15 de junho.

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||