Tudo tem seu preço. Até a felicidade.

Tudo tem seu preço. Até a felicidade. 

by White Ribeiro | Coordenador de Criação Digital na Heads Propaganda

Muitas vezes tenho visto matérias, textos, avaliações de personalidades e até o surgimento de “gurus de como levar a vida” com o discurso de que a vida é mais que trabalho, que propaganda é apenas um trabalho ou sugerindo substituir aquele velho ditado do “plante e colha” para o “plante e curta”, ou melhor, que não é só o destino da jornada que conta, mas também como você trilha esse caminho.

Sei lá. Sinceramente, acho tudo isso muito bonito, muito legal, mas, na real, não acredito que isso funcione. Não me entendam mal. Acredito que ter uma vida legal, com o conforto e as conquistas que cada um considere importante, é essencial. Mas não dá para negar que é necessário que cada um alinhe suas expectativas de vida com as necessidades da agência e do restante da equipe.

Vou tentar ser mais claro. Acho que todos podem chegar onde bem quiserem nessa indústria. Mas tudo tem seu preço. Para ilustrar, vou falar de algo que eu amo, que é o basquete. Para chegar à elite, é necessário treinar mais, suar mais e trabalhar mais. E isso leva tempo, requer dedicação e uma entrega quase que visceral; não desistir apesar das dores que se acumulam durante toda a carreira. Basta olhar as histórias de Kobe e Jordan. Agora, você não precisa ser Kobe ou Jordan para ser feliz. Você pode ser o Marcelinho Machado, que até tentou entrar na NBA, mas não conseguiu; entretanto, hoje se diz muito feliz jogando por aqui mesmo. São menos jogos, menos lesões, mais tempo com a família. Claro que a visibilidade dele é menor por aqui do que seria por lá. Mas o que realmente importa nessa história? É ser feliz? Se for, podemos considerar que ele obteve sucesso na carreira.

Jamais estaria incentivando alguém a se contentar com menos, mas é saber equilibrar o que se quer da carreira e, principalmente, o que se quer da vida. Qual o preço que você tem disposição a pagar? Qual o seu leão? O de Cannes, um fim de semana na praia com os amigos ou acompanhar diariamente o crescimento do seu filho? É necessário ter sinceridade com você mesmo e com as pessoas que trabalham ao seu lado. O ideal é buscar o equilíbrio, mas vamos lembrar que esse equilíbrio é diferente para cada um; por isso, é importante você descobrir onde está o seu.

Dias atrás, vi um grande amigo sair de uma agência grande para ir para uma pequena. Poucos entenderam. Mas foi uma escolha dele. A felicidade dele não estava mais ali, a felicidade estava em uma vida com um controle melhor, mais próximo dos amigos e da família. Assim como conheci casos de profissionais que trocaram uma vida mais tranquila de uma agência pequena pela correria de uma agência grande, sem que isso tenha representado um ganho financeiro. Também em busca de sua felicidade.

Proponho um momento de reflexão. Onde está a sua felicidade? Quanto você pagaria (seja em tempo, dedicação, ou abrindo mão de algumas coisas) para chegar até ela? E onde está seu ponto de equilíbrio? Assim que encontrar a resposta, dedique-se de corpo e alma e tenha sinceridade, com você mesmo e com o time do qual você faz parte.

 

 

---------------------------------------------------------------------------

White Ribeiro é Coordenador de Criação Digital na Heads Propaganda. É formado em publicidade pela UFPR e especialista em multimeios e design pela PUC-PR. Profissional de criação atuante no mercado desde 1995. Nesse tempo, viveu praticamente todas as áreas da criação e design, desde programação visual, branding, propaganda offline, digital e promo, recebendo premiações regionais e nacionais. Atendeu clientes como Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Volkswagen, Audi, Grupo CCR, Correios, Sebrae, Deca, Cooperativa Castrolanda, entre outros.






 



 


Tags: agência, carreira, equilíbrio, felicidade, preço, tempo

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||