Você não é só o seu trabalho,

Você não é só o seu trabalho,

Marcos Zanatti | Redator na Vivas Comunicação

mas também o que falam de você.

Uma coisa que todo mundo que está no mercado publicitário tem que saber criar: relações. Não importa o quão genial você é (ou acha que é), a sua fama precede o seu trabalho. Inclusive tem gente que só tem fama, não tem trabalho e consegue sobreviver. Montar um networking é importantíssimo desde o começo da sua carreira.

Vamos considerar que ter um bom trabalho é fundamental e condição primordial para ter boas oportunidades. Como melhorar o seu trabalho já foi muito falado em muitos outros posts aqui no blog e é matéria de todos os nossos cursos. Por isso, hoje eu vou falar a respeito de como se comportar e como ser lembrado pelo mercado de trabalho. Vou partir do princípio que ter um bom trabalho não é problema meu hoje, e vou falar de outras coisas. Certamente um puta portfólio é o começo. Mas as pessoas vão perguntar como você é no dia a dia.

Primeiro, muito cuidado como você trata as pessoas e como se relaciona com elas. Isso vai ser muito importante quando pintar uma vaga e alguém te indicar. Quando alguém perguntar pra outro alguém: conhece alguém pra tal vaga? Esse alguém vai poder indicar alguém. E esse alguém que ele vai lembrar é um mix de alguém com bom trabalho e com alguém que ele tenha simpatia. As pessoas tem que gostar de você. Tem que lembrar de você com carinho. Você tem que ser alguém. No fim, tudo é sobre pessoas.

Ninguém está falando pra você ser falso. Um puxa-saco é um pé no saco pra quem está sendo puxado. Chefe que gosta de puxa-saco não tem vida longa no mercado, esqueça esse tipo de gente. Tente fazer o seu trabalho bem feito e tratar bem as pessoas. Não procure intimidade onde não existe. Seja divertido se o ambiente permitir. Mas, principalmente: resolva os problemas e não reclame dos jobs. Sempre vão ter coisas chatas pra se fazer, por isso te pagam. Se fosse só fazer coisa legal, você pagaria pra eles, como quando você vai a uma balada, por exemplo. Fazer as coisas chatas é o trabalho! Resolva bem e rápido e, se possível, sempre com um molhinho, uma coisa diferente, uma coisa que vai impressionar o chefe. Veja bem, no começo você não vai pegar os jobs bons. Os jobs bons vão estar com quem já pegou os jobs ruins e resolveu bem, rápido e com uma pimentinha (ou um vidro inteiro de tabasco).

Outra coisa importante: circule nos eventos, faça cursos de aperfeiçoamento (não, não é merchan!). É muito importante ver e ser visto. O Clube de Criação do Paraná tem uma série de eventos mensais ótimos, por exemplo. Todo mundo, de quem está procurando estágio (pra estudante é mais barato ser sócio, entre em contato com o Regalo ou com a Mônica) a Diretor de Criação tem que estar nesses eventos. Você conhece gente, revê quem você já conhecia e ainda se mantém atualizado. Ficar velho em propaganda é questão de trinta segundos. Sobre cursos, já vi muitos empregos serem negociados entre colegas de curso: "tem uma vaga na minha agência, te indiquei!".  O "Homo sapiens" tem como principal característica evolutiva ser um ser social. Nosso cérebro é maior porque somos seres sociais. É por sermos seres sociais que dominamos o planeta. Entre ver Abstract no Netflix e ir a um evento do mercado, arranje tempo e faça os dois.

---------------------------------------------------------------------------

Marcos Zanatti é redator na Vivas Comunicação, conquistou prêmios como Young Lions  Brazil, The New York Festivals, short-list em Cannes e The Funniest Spots of the world (TV SAT Berlin), além de diversos prêmios nacionais. Foi Diretor de Criação da Exclam e Z. e VP da Propeg Nordeste, da Z. Ogilvy e da Bonsai. É também professor de redação publicitária no curso de criação de base e coordena o projeto RedHunter no curso regular de criação da Redhook.

voltar para Blog

show tsN fsN fwB center bsd b03s|tsN fwB bds uppercase b01n left|fwR tsN hide center|bnull||image-wrap|news|fsN fwR normalcase tsN fwB b01 bsd|b01 c05 bsd|news login fwR normalcase|tsN normalcase fwR|normalcase fwR|content-inner||